Revista Ceciliana

Instruções para os autores

A Revista Ceciliana se oferece como um espaço para troca de informações e idéias a respeito das distintas áreas do conhecimento científico. Serão aceitas colaborações originais de profissionais que pertençam ou não a uma universidade e que atuem ou atuaram em alguma instituição.

I. Normas editoriais

  1. Seleção de material: o manuscrito que se enquadrar nas seções de 1 a 7 (relação abaixo), descritas será avaliado quanto à relevância do tema e à qualidade da metodologia científica, além da adequação às normas editoriais adotadas pela revista. Será aceito para análise pressupondo-se que: (a) todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento com vistas à publicação na Revista Ceciliana; (b) qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal aprovou a citação.
  2. Ineditismo do material: o conteúdo do material enviado para publicação na Revista Ceciliana não pode ter sido publicado anteriormente, nem submetido à publicação em outro periódico. Os conteúdos e as declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.
  3. Revisão por pareceristas: os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial, que poderá fazer uso de Consultores ad hoc, a seu critério. Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades: a) aceitação; b) aceitação com reformulação; c) recusa. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos, sempre que possível, no prazo máximo de um mês a partir da data de seu recebimento. Os originais, mesmo quando recusados, não serão devolvidos. Revisão de linguagem poderá ser feita pelo Conselho Editorial da Revista. Quando este julgar necessárias modificações substanciais que possam alterar a idéia do autor, este será notificado e encarregado de fazê-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo máximo de um mês. A Revista Ceciliana usa para avaliação dos artigos, o sistema às cegas, preservando a identidade tanto dos autores quanto dos avaliadores.
  4. Direitos autorais: os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Ceciliana, que não remunera direitos autorais. A reprodução total dos artigos dessa Revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do Editor da Revista Ceciliana. Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos dessa Revista (partes do texto que excederem 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter a permissão escrita do Editor. Manuscritos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Recomenda-se evitar a reprodução de figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações e, se não for possível, o manuscrito só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução na Revista Ceciliana. Em nenhuma circunstância a Revista Ceciliana e os autores citados nos trabalhos publicados nesta repassarão direitos assim obtidos.
  5. A Revista Ceciliana considera que o autor responsável pela submissão do trabalho é autor de uma ou mais partes do artigo e que, perante a Revista Ceciliana, assume a responsabilidade pela concessão e nomeação exclusiva dos direitos de publicação do mesmo, como um todo e de cada uma das partes nele contidas.
  6. A Revista Ceciliana, em troca, concede ao autor responsável pelo artigo o direito de reimpressão em qualquer livro do qual ele seja autor responsável apenas citando a referência de crédito formal da Revista Ceciliana como fonte original.
  7. Os originais dos materiais submetidos serão considerados definitivos.
  8. Conceitos e idéias contidos nos trabalhos serão de exclusiva e total responsabilidade de seus autores.
  9. Os trabalhos serão aceitos em língua portuguesa e inglesa.

 

II. Submissão de material

  1. Enviar à Comissão Editorial da Revista Ceciliana um e-mail solicitando a publicação do trabalho explicitando a intenção de submissão ou ressubmissão do trabalho à publicação do autor ou de todos os autores quando de autoria múltipla (revistaceciliana@unisanta.br).
  2. Os materiais aceitos e aprovados até a data de 30/04 serão publicados no primeiro semestre do ano corrente e aqueles aceitos e aprovados daquela data até 31/10 serão publicados no segundo semestre do ano corrente. Caso o número de trabalhos enviados para uma edição ultrapasse o número máximo para uma publicação, o Conselho Editorial selecionará aqueles que serão arquivados para publicação nas edições posteriores.

 

III. Seções da revista

  1. Artigo: investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica; análise de construtos teóricos, levando ao questionamento de modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas; estudo de caso, com análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção e com evidência metodologicamente apropriada de avaliação de eficácia; revisão crítica da literatura com análise de uma produção publicada e abrangente de investigação, relativa a assuntos de interesse para o desenvolvimento da Ciência, na qual se faz uma avaliação, discutindo pontos fortes e fracos e necessidades da área. Limitado a 25 laudas, incluindo figuras, tabelas e referências.
  2. Contos e Poemas: narração fictícia breve em prosa; obra literária apresentada geralmente em verso e estrofes (ainda que possa existir prosa poética, assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilo próprias da poesia); objeto literário com existência material concreta. Limitado a 15 laudas para contos e 5 laudas para poemas.
  3. Entrevistas: vista e conferência entre duas ou mais pessoas para obtenção de declarações de interesse jornalístico a partir de fontes que validem informações apuradas ou que relatem situações reais experimentadas pelas pessoas. Limitado a 10 laudas.
  4. Opinião: exposição de um parecer, de um modo de pensar ou deliberar sobre o que se julga a respeito de um assunto em estudo. Limitado a 10 laudas.
  5. Relatos: descrição, sensação ou exposição, mais ou menos minuciosa, do que se viu, ouviu ou observou; comunicação breve de uma pesquisa específica ou nota prévia com resultados parciais ou preliminares da pesquisa. Limitado a 10 laudas.
  6. Resenhas: revisão crítica de obra recém-publicada, orientando o leitor quanto às características e usos potenciais. Limitada a 5 laudas.
  7. Visuais: exposição de trabalhos de criação visual bem como circulação de obras de difícil consulta, como experimentos digitais. Limitada a 5 laudas (1 obra por lauda).

 

IV. Apresentação do material para publicação

a. Informações gerais

  1. Os manuscritos deverão ser digitados utilizando processador de texto Microsoft Word, em espaço duplo (incluindo tabelas e referências) em fonte tipo Verdana, tamanho 12, não excedendo 80 caracteres por linha e o número de páginas apropriado à categoria em que o trabalho se insere. O trabalho deverá ser paginado desde a folha de rosto personalizada, que receberá número de página 1.
  2. A página deverá ser tamanho A4, formato retrato, com formatação de margens superior e inferior de 2,5 cm, esquerda e direita de 3 cm.
  3. As notas de rodapé devem ser evitadas. Caso sejam necessárias, devem ficar no rodapé da mesma página.
  4. Não usar parágrafos de uma frase ou oração única.
  5. Deverá ser apresentado um minicurrículo do(s) o(s) autor(es), com um texto para cada autor, com uma breve descrição (50-60 palavras) sobre as atividades atuais e formação.
  6. Todos os trabalhos submetidos para publicação deverão apresentar um resumo de seu conteúdo limitado ao máximo de 300 palavras. Deverá ser mencionado, abaixo do resumo, de três a cinco palavras-chaves.

b. Informações específicas

i) Os materiais submetidos para a publicação na seção 1 (artigos) da Revista Ceciliana deverão ser estruturados como descrito abaixo: (ABNT/NBR 6022)

  1. Título com, no máximo, 25 palavras.
  2. Nome(s) do(s) autor(es), afiliação institucional de cada autor e endereço para correspondência com Editor, incluindo e-mail.
  3. No rodapé, a agência financiadora, se houver e o endereço para correspondência com o leitor.
  4. Resumo limitado ao máximo de 300 palavras contendo informações sobre objetivo, métodos, resultados e discussão; abaixo, mencionar de três a cinco palavras-chave. (ABNT/NBR 6028).
  5. Elementos textuais de acordo com as normas ABNT/NBR 6024.
  6. Introdução contendo tema, objetivo e justificativa.
  7. Fundamentação teórica ou revisão da literatura.
  8. Materiais e Métodos contendo descrição dos participantes, instrumentos e procedimentos utilizados.
  9. Resultados obtidos.
  10. Discussão dos resultados.
  11. Desenvolvimento, no caso de ensaio, substituindo Materiais e Métodos e Resultados.
  12. Conclusão do estudo.
  13. Referências bibliográficas no padrão estabelecido pela Revista Ceciliana. (ver abaixo)
  14. Os elementos de apoio, tabelas e figuras, deverão ser identificados por números seqüenciais contendo título (tabelas) ou legenda (figuras). (ABNT/NBR 6021)
  15. Devem ser observadas rigidamente as abreviaturas, siglas, símbolos, regras de nomenclatura biológica e convenções adotadas em disciplinas especializadas.
  16. A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres vivos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos específicos. Experimentos com seres humanos devem cumprir os itens contidos na Declaração de Helsinki (1964), ratificada em Edimburgo (2000), expressos nas Resoluções 196/96 e 251/97 do CNS/MS – Normas de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – além do atendimento a legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada. Artigos que apresentem resultados de pesquisas envolvendo seres vivos deverão conter uma clara afirmação deste cumprimento (tal afirmação deverá constituir o último parágrafo da seção Materiais e Métodos do artigo) e o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

Citações e Referências

  • As citações (chamadas) no texto deverão ser feitas pelo método autor-data. (ABNT/NBR 10520)
  • As referências bibliográficas e abreviatura de periódicos deverão estar de acordo com as recomendações da ABNT/NBR 6023 – 08/2002.

Exemplos:

Cheong N, Zeng ZC, Wang Y, Iliakis G. Evidence for factors modulating radiation-induced G2-delay: potential application as radioprotectors. Phys Med. 2001;17 Suppl 1:205-9.

Rhodes CJ. The oil question: nature and prognosis. Sci Prog. 2008;91(Pt 4):317-75.

Coelho PMZ. Resistência e suscetibilidade à infecção por Schistosoma mansoni em caramujos do gênero Biomphalaria. In: Barbosa FS, organizador. Tópicos em malacologia médica. Editora Fiocruz: Rio de Janeiro, RJ; 1995. p. 208-18.

La salud como derecho ciudadano [CD-ROM]. Memoria del VI Congreso Latinoamericano de Ciencias Sociales y Salud. Lima: Universidad Peruana Cayetano Heredia; 2001.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estatísticas da saúde: assistência médico-sanitária. Disponível em http://www.ibge.gov.br (acessado em 05/Fev/2004).

ii) Os autores que submeterem materiais para a publicação nas seções de 2 a 6 da Revista Ceciliana poderão organizar o texto da forma que lhe for mais conveniente, utilizando a formatação indicada.

iii) Os materiais submetidos para a publicação na seção 7 (visuais) da Revista Ceciliana deverão ser estruturados como descrito abaixo:

  1. Título com, no máximo, 25 palavras.
  2. Nome(s) do(s) autor(es), afiliação institucional de cada autor (se houver) e endereço para correspondência com Editor, incluindo e-mail.
  3. No rodapé, a agência financiadora (se houver) e o endereço para correspondência com o leitor.
  4. Resumo limitado ao máximo de 300 palavras e abaixo, mencionar de três a cinco palavras-chave. (ABNT/NBR 6028)
  5. As imagens poderão ser identificadas por títulos individuais. Deverão ser numeradas sequencialmente e legendadas (ABNT/NBR 6021) – as legendas não deverão ultrapassar 80 palavras. Deverão ser de boa qualidade e devem estar no formato .jpeg, com definição de 300 dpi.
  6. As imagens deverão ser apresentadas uma em cada folha de papel A4, formato retrato, com sua respectiva legenda.

topo ^


ISSN 2175-7224 - © 2009-2019 UNISANTA - Todos os direitos reservados.