Ir para UNISANTA








 
PROJETO LIMITES
Dramaturgia para ônibus urbano

TEP LEVA TEATRO AOS ÔNIBUS URBANOS
AS CIRANDAS DE MARIA


Quem estiver fazendo o trajeto da orla santista nos ônibus coletivos da cidade nestes próximos sábado e domingo, 22 e 23, entre as 10 e 13 horas, poderá se surpreender com a encenação teatral do auto natalino AS CIRANDAS DE MARIA, de Gilson de Melo Barros, que responde também pela direção do espetáculo a ser apresentado, encenado pelo grupo TEP – Teatro Experimental de Pesquisas, da UNISANTA, que faz parte das experiências realizadas pelo grupo dentro do Projeto Limites – Dramaturgia Para Ônibus Urbano.

O Projeto Limites é denominado pelo grupo como a pesquisa definida pela busca de espaços alternativos para a representação teatral que, na mesma medida em que se distancia dos palcos convencionais, busca aproximar-se literalmente do espectador, rompendo categoricamente com a convenção teatral da quarta parede, limite físico imaginário entre a encenação e seu público, e se realiza há cinco anos nos coletivos da cidade, sempre neste período de festas, a partir da parceria estabelecida entre a UNISANTA, Secretaria de Cultura de Santos e Viação Piracicabana.

Tanto o texto quanto a encenação de AS CIRANDAS DE MARIA são calcadas nas tradições nordestinas referentes aos folguedos destinados a festejar e reverenciar o nascimento de Jesus Cristo, cujas bases originais estão fixadas em manifestações ibéricas datadas em registros que remontam ao século XII, e que no Brasil ganharam acentos bastante especiais, como as folias, os reisados e as lapinhas.

Construído a partir de textos poéticos versados à maneira de cordel, e cantorias características das levadas natalinas, o espetáculo tem o elenco encabeçado por de Fabíola Nascimento, como Maria, Bruna Reis, Kátia Baliano, e Rosângela Ferreira, como pastoras, e conta com as participações especiais de Gerson Regé, como o anjo da anunciação e Emanuella Alves, como a estrela da Guia.

Dentro do trajeto a ser realizado pelo cortejo, o grupo fará duas paradas especiais pra quem queira acompanhar a encenação. A primeira, às 11 horas, horário de partida, no ponto da Av. Presidente Wilson junto à Praça das Bandeiras, no Gonzaga. A segunda partida acontecerá no ponto próximo ao aquário, sentido José Menino, às 12:30.