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  2011 REVISTA MUNDO ECOLÓGICO  -  Mundo Ecológico

 
Pequenos educadores, grandes ambientalistas
Tratar de assuntos como meio ambiente está cada vez menos complicado e acessível. Projetos implantados por escolas da região ensinam as crianças a importância de cuidar do planeta e disseminar a outros. E eles estão ensinando os pais
Por Karina Carneiro
- Filhos são engraçados não é? Eles realmente conseguem te fazer mudar de opinião sobre qualquer assunto. Na minha casa, ninguém separava o lixo para reciclagem. Depois que meu filho aprendeu como se faz na escola e praticou com os amigos, se eu não separo, tomo uma bronca. E depois dele tanto falar, acabou virando rotina. Essas são as palavras de César Gomes, pai de Lucas, cinco anos.

Introduzir o meio ambiente de forma direta na vida de crianças e jovens é a proposta que as instituições de ensino estão encontrando para abordar assuntos sobre meio ambiente no dia a dia de seus alunos. É também seu principal objetivo. Mostrar para eles que o meio ambiente é muito mais importante do que aparenta ser. E desta maneira, fazer esses futuros jovens entenderem que eles poderão, melhor dizendo, farão a diferença em futuro próximo.

A teoria sobre o assunto em sala de aula é essencial. Mas a prática também é necessária, afinal, nada melhor do que mostrar a essas crianças a realidade em que se encontram. É preciso inovar, sair do convencional. Desta maneira, essas crianças se sentirão realmente convencidas com a causa que tentam passar.

E é isso o que vem ocorrendo em diversas escolas. Por meio de programas práticos, conseguem mostrar outra visão de meio ambiente para seus alunos. E através dos mesmos, estendem seus novos conhecimentos sobre o assunto a seus familiares.

Os principais projetos envolvendo a prática do meio ambiente para essa nova geração nas instituições municipais ficam a cargo da Secretaria de Educação da cidade de Santos Seduc, em parceria com a Seção de Projetos Educacionais Especiais Seproje. Através do envolvimento desses órgãos, as escolas municipais estão aderindo a diversos tipos de programas que ajudam crianças e jovens de todas as idades. Os mais utilizados são o projeto Horta e as Expedições Pedagógicas.



Nossa Horta

O projeto Nossa Horta possui entre os principais objetivos ajudar professores a introduzir de modo mais fácil o assunto meio ambiente para seus alunos e implantar em sua didática de ensino um modo mais prático de falar sobre assuntos como cultivação. Eles possuem contato direto com todo o projeto, onde fazem a maior parte do processo – plantam, acompanham suas plantações e depois colhem os frutos.

É o que acontece na escola municipal Porchat de Assis, no canal 6, em Santos. Já na entrada se consegue ter uma noção de que o meio ambiente é um dos assuntos mais importantes discutidos. Com árvores em volta de brinquedos e pátios, as crianças de até seis anos que ali estudam já desfrutam de ar puro e um visual bonito e iluminado. Por todos esses motivos, o meio ambiente sempre foi assunto tratado com prioridade pela escola. Com muitos projetos práticos, as crianças conseguem ter uma visão diferente sobre o que se deve fazer para ajudar.

Com a supervisão da Seduc e do Seproje, no ano de 2011, a escola começou a implantar o projeto “Nossa Horta” na grade de aulas dos alunos. Porém, o desenvolvimento desse trabalho só começará efetivamente no segundo semestre deste ano, pois durante este período estão desenvolvendo os últimos detalhes para a implantação fixa do projeto para as crianças.

Em anos anteriores, a Escola Porchat de Assis desenvolveu com seus alunos, diversos trabalhos ligados diretamente ao meio ambiente como a importância da redução de água e separação de lixo reciclável. Deste jeito, as crianças traziam de suas casas o lixo que poderia ser reciclado – papelão, caixas de lixo, garrafas pet de dois litros – para que o caminhão do lixo limpo passasse e recolhesse.

Como forma de ajudar as crianças a estarem sempre atentas com o tema, trabalhos paralelos acabam sendo desenvolvidos pelas professoras:

- Como o Nossa Horta ainda não está totalmente concluído para que possamos trabalhar com ele, estamos introduzindo o assunto e a ideia da horta aos poucos com os alunos. Como forma de explicar o que eles deverão fazer na horta de verdade, mostramos jogos de internet para crianças até seis anos de como se cuida de uma plantação de tomates durante todos os processos. E eles estão super animados com a ideia. Além das aulas incentivarem esse lado da plantação também – explica a professora Silvia Maria do Nascimento, que leciona na escola há mais de vinte anos.

Enquanto a escola era apresentada, podia-se notar que os estudantes – crianças de até seis anos de idade – já tinham grande conhecimento sobre o meio ambiente. E estavam dispostos a levar esses aprendizados para fora da escola.

A instituição fornece uma lixeira para separar o lixo reciclável. E esses mesmos alunos fazem questão de sair de suas classes para jogar o lixo em seu devido lugar.

Para Ícaro Santos, de cinco anos, uma das suas atividades favoritas é a separação do lixo.

- É uma coisa muito interessante para fazer, pois precisamos deixar a cidade limpa. E é muito legal fazer isso.

Mas não é apenas com as crianças que a escola tem a preocupação de conscientizar sobre o meio ambiente. Com outro projeto – este voltado aos adultos – a escola também é um dos postos de coleta de óleo para reciclagem. E é a partir disso que a comunidade também participa. A cada semana são arrecadados cerca de cinquenta litros de óleo para a reciclagem. E não são apenas os pais de alunos que levam o produto. Pessoas de todo o bairro colaboram com a causa.

Na Porchat de Assis também são encontrados recursos alternativos para mostrar o crescimento de plantas e sementes, enquanto a horta ainda não está devidamente plantada. E através de uma das professoras da instituição, no ano de 2011, os bonecos de alpistes voltaram a fazer parte do dia a dia de professoras e alunos.

Esses bonecos são produzidos pelas próprias crianças, utilizando materiais como meias velhas, terra e alpiste. Esses brinquedos ecológicos estão ajudando como uma forma de complemento para o projeto do segundo semestre, o Nossa Horta. A partir daí, as crianças ficam responsáveis pelos seus próprios bonecos e plantam as sementes de alpiste dentro da meia – enfeitando com olhos, bocas e nariz. Depois, levam seu experimento para casa, onde precisam se encarregar de regar o boneco todos os dias. Assim, acabam acompanhando o desenvolvimento dele, quando as sementes começam a crescer estão prontos os “cabelos”. Depois do boneco com os cabelos, os jovens podem decidir que tipo de corte dar a seus novos brinquedos e o que fazer com eles a partir desse momento.

É uma coisa nova, que deu muito certo. Silvia conta que todas as crianças adoraram fazer e acompanhar o crescimento do boneco. Deste jeito, enquanto a horta ainda não está pronta, é um jeito de prender a atenção e o interesse dessas crianças.