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2011 REVISTA ENTER - Enter
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“Cala a boca Galvão”, Esse é o cara que fez a divulgação
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Cheio de processos, investigado pela polícia federal, Cid Morais se diverte na Internet |
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Por Isabella Paschoal |
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Talvez você não o conheça pelo nome Mauricio Cid Fernandez Morais. Os amigos mais chegados o chamam de Cid, apenas, mas mesmo assim talvez você não saiba quem ele seja. Mas se falarmos Cid, do blog Não Salvo, e você tiver entre 14 e 20 e poucos anos, com certeza saberá de quem se trata.
Cid tem 25 anos e é formado em Administração e Ciência da Computação, apesar de não exercer nenhuma das profissões. Ele se classifica como analista de mídias sociais, por acompanhar o crescimento desse meio de comunicação desde o início, no Brasil. Engraçado e irreverente, consegue encontrar graça até nos acontecimentos mais sérios.
Responsável por responder a vários processos e até ter sido investigado pela Polícia Federal, não tem medo do que posta em seu blog. “Nunca perdi nenhum, tudo o que posto é zoeira. Não tenho a intenção de ofender, nem atingir ninguém”.
Seu blog é um dos mais populares do momento. Chegou a ser citado duas vezes no jornal The New York Times e uma no El Pais, da Espanha, no auge da Copa do Mundo de 2010, por ter lançado o vídeo intitulado “Cala a boca Galvão”. Nesse vídeo, o narrador conta a história de um pássaro, chamado Galvão, que está em extinção por ter suas penas arrancadas para serem usadas nas fantasias de carnaval. Se as pessoas twittassem a mensagem “Shut up Galvao”, seriam doados dez centavos para a instituição. Até mesmo o narrador esportivo Galvão Bueno, inspirador do vídeo, acabou entrando na brincadeira. “Estou na campanha e sério!”. Tudo não passava de uma piada, que acabou tomando proporções internacionais. “A maior piada interna de um país inteiro”, como ficou conhecida entre os internautas.
Ao acessar o site pela primeira vez, caso você seja uma pessoa muito religiosa, pode estranhar. O símbolo é uma imagem de Jesus totalmente atual. Ao invés do coração, carrega um mouse em chamas no meio do peito, uma fitinha de Senhor do Bonfim cor-de-rosa em um dos pulsos e, com a outra mão, faz um sinal moderno que grande parte dos jovens costumam fazer para tirar fotografias.
Vestindo uma camisa polo comemorativa dos 100 anos de seu time do peito, Corinthians, ele bateu um papo descontraído com a revista Enter, na praça de alimentação do shopping Pátio Iporanga, em Santos.
Revista Enter : Como surgiu o blog?
Cid: O blog surgiu em 2008, com a ideia de pegar notícias de fofoca sobre famosos e fazer piadas. Mas não deu certo. Mudei o foco e, normalmente, posto tudo o que eu acho engraçado e interessante. Este é o critério para o vídeo ou a imagem ir para o blog. Se eu gostar, eu posto.
Enter: De onde vem o conteúdo dos posts?
Cid: Recebo centenas de e-mails, todo dia, com uma diversidade enorme de assuntos. Filtro-os e coloco os que eu julgo melhores. Existe um site americano onde qualquer pessoa pode postar qualquer tipo de material. Alguns também pego de lá.
Enter: O blog apresenta a imagem de um Jesus totalmente estilizado. Por que essa imagem e quais problemas você já teve por conta disso?
Cid: Eu queria que o template do blog fosse marcante, que as pessoas que entrassem uma vez, guardassem, e quando voltassem acessar tivessem a impressão de “eu já estive aqui antes”. E acho que deu certo. Recebo de quatro a cinco e-mails todos os dias de religiosos fanáticos dizendo que eu vou para o inferno, que Jesus não me ama. Eu nunca fiz piada com a imagem de Jesus. Sou católico. Só queria algo diferente, marcante. Nunca tive a intenção de ofender ninguém.
Enter: Já teve algum problema mais sério com o conteúdo de algum post?
Cid: Já respondi a alguns processos sim. Mas, como não tinha nada demais, ganhei todos. Só estou com receio de um que o Santos Futebol Clube ameaçou fazer por conta de uma brincadeira, que o jogador Ganso seria vendido para o Corinthians. Se eu perder, não tenho nem noção de quanto vão me cobrar. Corro até o risco de ser obrigado a tirar o blog do ar. Se isso acontecer, pedirei R 1,00 de cada leitor para ajudar a pagar o processo. risos.
Enter: De quem foi a ideia do vídeo “Cala a boca Galvão”?
Cid: Um amigo meu fez o vídeo e eu publiquei no site. Achei a ideia criativa e o vídeo foi muito bem montado, com imagens do Chico Xavier como se fosse o dono da Instituição e tudo mais. risos.
Enter: A proporção da brincadeira chegou a níveis internacionais. Você teve algum problema com isso?
Cid: Não, nenhum. O jornal NY Times chegou a publicar uma matéria falando sobre a campanha e o próprio Galvão Bueno entrou na brincadeira.
Enter: Você, como analista de mídias sociais, como classifica a evolução do Brasil nesse aspecto?
Cid: Países como os Estados Unidos têm percebido a capacidade brasileira de se conectar à Internet. Aqui é o país que mais possui gente conectada, por mais tempo. E isso tem feito com que recebamos cada vez mais investimentos na área da tecnologia e por meio das mídias sociais.
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