|
Home
Sobre
Equipe
Email
Edições
|
|
2011 REVISTA ENTER - Enter
|
Dominando a Internet
|
 |
Conheça a jovem nerd Ludmilla Rossi de Oliveira, designer, empreendedora, violinista e blogueira, que começou brincando de fazer site na Internet e hoje é dona de uma das empresas mais influentes na área. |
 |
Por Juliana Kucharuk |
|
 |
Era 1996, na cidade de Santos, estado de São Paulo. O bairro do Boqueirão reunia prédios e casas, mas de todos eles um apartamento se destacou, o do sexto andar do prédio Cabreuva. No ‘quartinho da bagunça’ da família Rossi estava uma menina de 14 anos, brincando no computador, quando fez sua primeira chamada discada, acessando a internet. Nesse novo mundo que se expandia pelo Brasil, a pré-adolescente se impressionou com os sites e brincando fez seu primeiro trabalho: um site pessoal.
Em outra brincadeira, através do bate-papo MIRC, criação anterior ao ICQ, acabou conhecendo aquele que hoje é seu namorado e sócio, Maurício Matias. Um dia, conversando sobre um assunto qualquer pelo bate-papo, acabaram discutindo.
“A gente discordou e começou uma briga de internet, mesmo sem se conhecer”, comenta Ludmilla. Mas a briga durou pouco. Quando se conheceram pessoalmente as impressões mudaram e o sentimento de discórdia passou a ser de paixão. “Ficamos super amigos, ficantes e namorados”, explica.
E a menina de nossa história enfim cresceu e sua trajetória se tornou mais extraordinária. Hoje, ao lado de seu sócio e namorado, ela dirige um grupo importante da região, de 10 anos de existência, a agência Mkt Virtual.
Jovem de 29 anos, mulher, empresária, designer, blogueira, desenhista de infância, amante de gatos, destemida, detalhista, empreendedora, exigente, culta, violinista, humana, amiga, de confiança. Essas são algumas características que conseguem descrever quem é Ludmilla Rossi de Oliveira.
Tudo começou em 1999, quando Ludmilla teve sua primeira experiência de trabalho. Soube de uma vaga de estagiária na Foto Louzada, para trabalhar com photoshop. Sem ter muita experiência com o programa, deu a cara à tapa e foi fazer a entrevista. Foi contratada. Como amante de fotografias não poderia ter ingressado num lugar melhor.
O tempo foi passando e e hora de fazer uma faculdade chegou. O que decidir? A princípio Ludmilla quis seguir a carreira de Moda, mas o curso só existia na capital paulista, o que não era viável para o momento. Então partiu para sua segunda opção: Publicidade e Propaganda.
Cursou um ano na Universidade Santa Cecília mas, na época, a Universidade considerava a internet como mídia de apoio, o que Ludmilla discordava e por isso acabou trancando o curso.
Enquanto ainda estudava Publicidade, a jovem morena dos olhos verdes trabalhou numa editora, como estagiária, atualizando o site da empresa. Com sua insistência pediu ao chefe para que lhe ensinassem a criar anúncios como aqueles que a empresa produzia. Em uma noite aprendeu a mexer nos programas e começou a criar anúncios simples. “Como eu vi que eles tinham uma demanda de anúncios, eu pedia pro meu chefe: ‘ah, deixa brincar ... deixa eu fazer também!”, conta Ludmilla.
Como tinha trancado o curso, pensou: por que não empreender meu sonho agora? E no ano seguinte, aos 19 anos, depois de ouvir os conselhos dos pais decidiu com seu ex-chefe, Flávio Raimundo, e seu namorado, Maurício Matias, fundar a empresa: Mkt Virtual. Alguns anos mais tarde Maurício e Ludmilla compraram a parte de Flávio na sociedade.
Sem um tostão no bolso, apenas com um computador emprestado da editora de Flávio Raimundo, Ludmilla e Maurício foram arriscando os primeiros trabalhos. Começou a prospectar clientes para fazer freelances. Com a lista telefônica em uma mão e o telefone na outra ligava na ‘cara dura’ para as empresas e oferecia serviço. Nesse começo encontrou um pouco de preconceito por ser jovem. “No começo não foi simples assim. Há 10 anos você mexer com tecnologia era ser nerd”, disse. Mas com o tempo foi desenvolvendo uma relação de confiança entre empresa e cliente.
Seu primeiro trabalho na Mkt foi com a casa de Shows Mythos. Querm pensa que na hora do pagamento uma parte ia para ela e outra para a empresa se engana. “O que ia entrando íamos comprando o que precisava. Se precisava de um computador nós investíamos”, explica Ludmilla. E até hoje permanece a visão empreendedora de investir e arriscar. “Se precisar jogar, arriscar, vamos fazer”, diz.
Os anos foram passando e, em 2011, a empresa completou dez anos de existência. Hoje atua no mercado como umas das mais requisitadas da web, e de cinco anos para cá investe no trabalho com redes sociais. “Redes sociais é um núcleo que colocamos em 2007. Começamos a despertar pra esse mundo. É um departamento em que eu sou muito crítica, nós temos que melhorar muito ainda”, explica a empresária. E diz que essa é uma de suas metas para melhorar nesse ano.
O planejamento com as mídias sociais funciona em cima dos interesses do cliente. Há um trabalho intenso de pesquisa e planejamento antes de executarem algo. A Mkt trabalha com duas vertentes de conteúdo, a horizontal e a vertical. Na horizontal a empresa atualiza as redes sociais de seus clientes, segundo o planejamento. A vertical é quando alguém da área de marketing da empresa do cliente está sempre atualizando as redes com outras novidades.
Entre uma das experiências mais curiosas que aconteceram com a Mkt nas redes sociais está o incêndio que aconteceu na loja de roupas “Torra-torra”, em são Paulo. Como era de se esperar, o nome sugestivo da empresa provocou uma repercussão negativa na Rede Social Twitter. Como a loja não tinha uma conta no Twitter e era cliente da Mkt, a empresa teve que fazer um monitoramento de cada tuite sobre o incidente.
Já uma experiência boa, também no Twitter, foi sobre um brinde que a Mkt enviou para um amigo de Ludmilla, em São Paulo. O brinde era um baralho que a Mkt havia criado, contando a história da internet. Ela enviou o brinde pelo correio e depois acessou o Twitter. Esse amigo havia tuitado mais cedo falando sobre o baralho, o que já gerou acesso no site da Mkt. Quando ele recebeu o pacote que Ludmilla mandou ficou tão surpreso que tuitou novamente. No momento em que ele tuitou pela segunda vez, muitos dos seus 100.000 seguidores acessaram o site da Baixada Santista para conferir a novidade.
Para as empresas, Ludmilla defende que “hoje, estar nas redes sociais é obrigação”, em vista de que o mundo dos negócios acompanha o desenvolvimento da tecnologia. Sem contar que as redes sociais funcionam hoje como um feedback para as empresas.
Para falar de Ludmilla, não tem como não citar a Mkt. Ela explica: “Quando você gosta muito do que faz você não consegue dividir o que é trabalho ou diversão. O que é trabalho ou diversão? É difícil você ter uma separação tão clara. O profissional sempre esta ligado com o pessoal”.
Para muitos amigos de Ludmilla é difícil acreditar que uma pessoa antenada como ela teve o seu próprio computador, na sua casa, no ano de 2004. E teve seu primeiro notebook há apenas três anos. “Eu investia na empresa, então não comprava um PC para casa. Era mais válido comprar um computador para alguém trabalhar do que para eu usar em casa”, explica a empreendedora.
A santista de nascimento, que quando pequena morou por dois anos na Bahia por causa do trabalho de seu pai, vive até hoje com dona Cleide, seu Sérgio e com dois gatos de estimação: Ângelo, da raça Maine Coon e Sebastião vira-lata.
Atualmente a rotina da designer é chegar por volta das 9h30 na Mkt Virtual, na hora do almoço atualizar o seu novo blog Juicy Santos e, à noite, estudar Design de Interiores, na Unisanta.
Como reflexo da experiência que tem na área de publicidade, a empresária acumula no currículo da empresa diversos prêmios como os do Festival de Áudio e Música FAM - 2005, 2006, 2007, 2009, 2010 de Ribeirão Preto, da ABANET Associação Brasileira de Anunciantes, do Festival Brasileiro de Publicidade Rio - 2008, do Peixe Grande 2005, 2006, 2007, 2008, entre outros. Para completar a festa em 2011, a empreendedora Ludmilla Rossi foi considerada uma das dez mulheres mais influentes de Santos pela Revista Studio Box.
Clientes
Como clientes Ludmilla e sua equipe conquistaram contratos com empresas mundialmente conhecidas como a empresa de telefonia celular OI, a empresa de cosméticos AVON, a rede de informática HP, com a banda Charlie Brown Jr., com o cantor Leonardo e com outras marcas conhecidas como: Besni, Armazém, Libra Terminais, Poko Pano, Viena, Antiqueda, Grupo Mendes, PlayArte, Buena Vista International, entre outros.
Ludmilla não esconde que tudo que conquistou profissionalmente foi com muito esforço e dedicação e por isso para trabalhar na Mkt Virtual ela exige competência técnica, memória, dia a dia e trabalho bem feito. Ludmilla é uma chefe bem agradável, apesar de ter um temperamento bem forte, segundo a auxiliar de escritório Erika Pedroso, que trabalha com ela há quatro anos.
“Do mesmo jeito que ela faz bem feito ela exige de todo mundo faça bem feito também. Mas aqui dentro da Mkt a gente pode conversar bastante. Por nós sermos amigos lá fora nós temos a liberdade de conversar aqui dentro de algum problema que a gente tenha. O convívio entre chefe e funcionário acaba sendo mais fácil do que em outras empresas. Eu trabalhei em outras empresas em que era aquela coisa de hierarquia vertical e não horizontal, que não tinha um chefe com portas abertas que a gente pudesse dizer: ‘olha tô com um problema, a gente pode resolver junto? Na Mkt é diferente, é bem assim mesmo. A gente tá com um problema e diz: ‘olha tô com um problema, você pode me ajudar? ’ e eles ajudam”, explica Erika.
Amigos e colegas
Como em toda boa empresa o dia a dia é um trabalho de equipe, em que o funcionário e o chefe lutam juntos para agradar apenas um: o cliente. Mas como seres humanos a consideração pelo próximo é grande também na Mkt. “Para mim, a Ludmilla como amiga é aquela pessoa que você pode sentar no barzinho e conversar sobre tudo .... Ela é uma pessoa muito culta, que lê muito, escreve muito, é aquela pessoa que você consegue absorver muita informação boa, muita cultura”, diz Erika.
“Ela é uma pessoa com espírito empreendedor e está sempre ligada aos assuntos profissionais. Procura novidades da área, profissionais que estão se destacando e pessoas talentosas que podem crescer. Ela é super atarefada e faz mil coisas, cuida de mil assuntos ao mesmo tempo, mas mesmo assim é solícita e me ajudou quando a procurei para uma entrevista que direcionaria meu trabalho de conclusão de curso", declara Nathalia Ilovatte, sócia de Ludmilla no blog Juicy Santos.
“O meu grande sonho pessoal é poder fazer tudo o que eu quero e ao mesmo tempo fazer com que as pessoas que estão a minha volta usufruam disso também”. Em outras palavras, “ter uma vida digna e fazer com que a minha família, os meus amigos e funcionários consigam fazer isso também”, expõe Ludmilla.
“Se você faz uma coisa muito legal sozinho você é exceção. Não é socialismo, mas é fazer com que todos tenham acesso”, explica. Apesar de ser um sonho distante, Ludmilla admite que esse é um alvo que se esforça para alcançar.
|
|
|
|
|
|