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2011 REVISTA ENTER - Enter
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Comprar em grupo é lucro certo
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Conheça a nova febre do mercado mundial |
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Por Bruna Corralo |
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Descontos de 30, 40, 50, até 90% em todos os tipos de produtos e serviços, essa é proposta da nova sensação da Internet: os sites de compras coletivas. Além de proporcionar ótimas oportunidades de negócios aos clientes, oferece aos comerciantes a possibilidade de atrair novos clientes.
O conceito de compra coletiva surgiu nos Estados Unidos, em 2008, e desembarcou no Brasil no início de 2010, por iniciativa de Julio Vasconcellos, Emerson Andrade e Alex Tabor, fundadores do Peixe Urbano, site pioneiro do ramo no Brasil.
Os três já tinham ampla experiência no mercado internacional de e-commerce, mídias sociais e marketing. Em dezembro, o Peixe Urbano ganhou um novo sócio: Luciano Huck. O empresário e apresentador de TV ajudou a empresa a se consolidar como líder do mercado de compras coletivas e uma das principais empresas de Internet do país.
O site carioca caiu no gosto popular, com o modelo que eles chamam de “ganha- ganha”, ou seja, todos saem ganhando, pois o sistema coloca em contato os melhores prestadores de serviços de cada cidade e um número grande de consumidores interessados em conhecer novos estabelecimentos perto de suas casas. A filosofia é vender mais a preços menores.
O Peixe Urbano está presente em 39 cidades brasileiras e tem mais de 5 milhões de usuários cadastrados. A expectativa é continuar expandindo tanto nas cidades atuais, como para outras localidades em 2011.
De acordo com a diretora do site, Letícia Leite, em cada cidade há representantes da empresa que são responsáveis por escolher os melhores anunciantes para o local.
Letícia contou, em entrevista por telefone, que o site prioriza a variedade de ofertas, mas que as mais populares são as de estética, gastronomia e turismo.
“Algumas empresas fazem solicitações, então essas passam por filtro. O representante verifica a qualidade do local, o tipo de atendimento que é oferecido, depois há uma visita, para então ser aprovada”, conta Letícia.
Há um monitoramento, em cada cidade, em tempo real, que mede a repercussão de cada oferta. Segundo Letícia, essa medição auxilia a empresa, pois traz um retorno rápido.
A estimativa do Peixe Urbano é a de que o mercado de compras coletivas no Brasil tenha faturado cerca de R 100 milhões em 2010, número que deve ultrapassar a casa de R 1 bilhão esse ano, alcançando um em cada dois internautas brasileiros.
A maioria dos compradores do site de compra coletiva tem entre 25 e 35 anos, que coincide com o público que mais usa a internet. Em relação ao sexo, as mulheres compram com mais frequência.
A diretora considera esse publico formador de opinião e as mídias sociais os seus maiores aliados. Para ela, os jovens são os melhores usuários, para atrair novos clientes. “O fato deles usarem as mídias sociais facilita o uso do site. O brasileiro é muito rápido em compartilhar”, afirma.
O Peixe Urbano tem hoje a maior página de uma empresa brasileira no Facebook, com mais de 300 mil fãs, cerca de 100 mil seguidores no Twitter, e, além disso, recebe mais de 20 milhões de acessos ao site por mês.
“Trabalhamos com as mídia sociais, elas funcionam como parceiras”, afirma. A maior parte dos usuários do site vem de boca a boca e também através das redes sociais, de acordo com a diretora do Peixe Urbano. Uma forma de agradecer aqueles que convidam novos usuários são os créditos oferecidos pelo site.
Na Baixada Santista o recorde de compras foi o do Acqua Mundo, aquário no Guarujá, com 4.875 cupons de ingressos vendidos. Além de sites nacionais como o Peixe Urbano, Grupon, ClickOn, Imperdível e Qpechincha, existem alguns próprios da nossa região. Entre eles estão: Sair Ganhando, Ofertas em Cartaz, Santa Economia e o Economizese, que também atende a São Paulo e a região ABCD.
Elas sairam ganhando
As jovens empresárias Letícia Pinho de Araújo e Talita Manuel Pereira usaram o site Sair Ganhando para divulgarem sua loja de frozen iorgute, a iorguteria no Super Centro Boqueirão.
Antes de abrirem a loja, Talita trabalhava em um hotel, exercendo a profissão que havia escolhido, quando fez o curso de Hotelaria. Letícia é formada em Design de Interiores, porém nunca exerceu a profissão.
Em meados de 2010, Talita foi a São Paulo e experimentou o Frozen Yourt em uma franquia e se apaixonou. A jovem voltou para Santos e não conseguiu esquecer aquele sorvete. Teve a idéia de abrir uma iorguteria na cidade, já que não havia nenhuma desse tipo, na época.
Sabendo que Letícia tinha um ponto no SuperCentro Boqueirão, uma loja de semijóias, e que ela estava querendo mudar de ramo, Talita fez a proposta à amiga que, acreditando em sua idéia, aceitou o convite.
Foram três meses entre pesquisa e obras. No dia 25 de outubro de 2010 as duas jovens inauguraram sua própria loja. “Nós temos uma fornecedora própria, a massa é italiana, com 0% de gordura e baixas calorias”. As duas se dedicam inteiramente à loja, se revezando no trabalho e com o auxilio de uma funcionária no período da tarde.
“Está valendo muito a pena. Estamos tendo uma excelente aceitação do público. O pessoal adora, temos movimento todos os dias, mas principalmente no sábado”, contam as sócias. E o Frozen Iorgute não faz sucesso só nos dias quentes. Por ele ser cremoso as pessoas também procuram nos dias frios.
Elas usaram o serviço do site Sair Ganhando como uma nova forma de publicidade e para atrair novos clientes. A oferta, de 50% em um iorgute pequeno com um acompanhamento, ficou no ar durante três dias e teve validade de até o mês de maio. De acordo com Letícia de Araújo foram vendidos 481 cupons até o começo de abril. “Escolhemos o Sair Ganhando porque eles nunca tinham anunciado nada de Iorgute”, conta.
Segundo Letícia, ela e a sua sócia optaram por esse tipo de serviço, pois acreditam ser uma publicidade mais certeira e planejam fazer de novo. “Tem vindo bastante gente que não conhecia a loja. Outro dia veio até um pessoal de São Paulo”, diz animada a empresária. Além da compra coletiva elas fazem folders e agora vão anunciar em um prestigiado evento de corrida na região. Porém elas acreditam que a publicidade convencional, comercial e anúncios, não seriam tão eficientes quanto a promoção feita.
O consumidor
Esse modelo de negócio virou febre no país e já existem mais de mil sites como esses no Brasil. As irmãs Isabele e Daniele Ramos são exemplos de clientes assíduas desse tipo de oferta. Isabele comprou quatro vezes, uma a menos que sua irmãs.
Elas concordam que esse tipo de venda é interessante pelos preços oferecidos e o que mais as atraem são as ofertas de gastronomia. Isabele comprou um kit balada na casa noturna LuckyScope no Guarujá, com 50%. Nesse pacote estavam incluídas cinco entradas para o camarote, uma garrafa de vodka e cinco energéticos. Com o desconto ela pagou R 175,00.
As duas nunca tiveram problemas e pretendem continuar comprando. “Olho todos os dias o e-mail, sou cadastrada em cinco sites, Rivalia, Brandsclub, Peixe Urbano, Grupon e Sair Ganhando”, conta Daniele.
Isabele fala sobre outro ponto positivo desse método. “A facilidade de compra, não precisa sair de casa”. Porém há aqueles que não gostam de fazer compras pela Internet e no cartão de crédito, para esses o site Ofertas em Cartaz oferece a possibilidade de comprar à vista nas bilheterias dos cines Roxy do Gonzaga e Pátio Iporanga em Santos e no Shopping Brisamar em São Vicente.
Parece que esse tipo de negócio, que os consultores de marketing acreditam ser uma interessante ferramenta de publicidade para micro e pequenos empresários, só tende a crescer e a criar novas facetas. De acordo com o publicitário Renato Duarte, esse tipo de anuncio é muito bom para quem o faz, pois dá visibilidade ao nome, além da rotatividade de pessoas.
Para Duarte, o setor de gastronomia é o maior beneficiado, pois além dessas vantagens, o estabelecimento consegue agregar valores com outros pedidos e taxas para o serviço.
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