Índice
Central do Brasil

Cidadão Kane

Clube da Luta

De Olhos Bem Fechados

Eu, Tu, Eles

Magnólia
  Clube da Luta

Dano. Dualidade. Sabão.
Calamidade. Mutilação. Sabão
Dano. Desejos. Sabão
Danos causados por alguém ou alguma coisa.
Desejo de violência ou não violência.
Dualidade, instintos, causa e dano, princípio e fim, bem e mal.
Sem desvendar seus “segredos” esses são alguns dos temas, entre tantos outros, que norteiam o filme e que podem ser percebidos no seu cartaz através do seu design e sua composição.

O primeiro movimento que nosso cérebro faz ao olhar qualquer imagem é a linha de leitura básica que é uma diagonal que vai do canto superior esquerdo até o inferior direito. Essa é uma das primeiras mensagens que o nosso cérebro capta e, observando essa linha de leitura, temos: um fundo escuro, a palavra “mischief”, um canto da foto de Brad Pitt, Edward Norton e os créditos do filme. (linha azul)

Na outra diagonal, canto superior direito até o canto inferior esquerdo, temos o outro lado da mensagem que completa o primeiro e fica em segundo plano como um “background” da primeira mensagem absorvida. (linha verde)

E o que tudo isso significa em uma relação entre a mensagem do filme e a forma gráfica de seu cartaz?

 

A primeira diagonal representa a personagem principal, que possui um lado obscuro que ele tenta encontrar, desvendar durante o filme, por isso a sombra na primeira linha de leitura antes da imagem dele. Essa mesma diagonal passa pela palavra “mischief” que pode ser traduzida no contexto do filme e da sua mensagem como: calamidade, dano causado por alguém ou alguma coisa, entre outros significados. Logo depois da assimilação dessa palavra pelo cérebro temos a figura séria, com um olhar fixo, camisa branca, gravata, uma imagem que questiona e parece estar em busca de alguma coisa ou alguém.

Podemos “traduzir” essa diagonal como uma personagem em que durante uma busca interior de sentimentos, personalidades, respostas que estão perdidas na área sombria de seu inconsciente, acaba sofrendo danos ou transformando a sua vida em uma grande calamidade causada por ele mesmo durante essa busca.

A segunda diagonal representa o outro lado, a outra metade. Ela se inicia no sabão cheio de espumas que mais parecem estar corroendo sua superfície, passa pela palavra “mayhem” que pode ser traduzida como uma grande dualidade, desejo ou não-desejo de mutilação, de violência ou não violência, passa por uma ponta da imagem de E. Norton e termina em Brad Pitt. A imagem de B. Pitt é contrária a de E. Norton. Ele está sorrindo, também com o olhar fixo no observador, mas está quase rindo da “cara” de quem o está observando. Usa uma jaqueta vermelha, fazendo uma ligação cromática com o sabão, e uma camiseta em tons de verde - cor oposta ao vermelho. Essa linha de leitura pode ser traduzida como: a dualidade na busca de desejos e vontades que transitam entre o bem e o mal.

Essa dualidade pode ser vista, também, no sabão e a sua espuma que corrói, representando a transformação onde um mesmo elemento, que é simples e frágil como espuma de sabão, pode ser destrutivo e causar calamidades (que se for explicado o porquê disso seria revelado um dos “segredos do filme”) e esse fato e ato de causar o bem ou o mal é sempre visto e assumido de uma forma positiva e irônica como nas feições de Brad Pitt.

É importante reparar que Brad Pitt possui metade de seu rosto nas sombras enquanto que Edward Norton deixa todo o seu rosto ser iluminado. Mais uma vez a representação de dois lados, da dualidade de intenções e personalidades.

Uma séria, dura, firme e transparente e a outra despojada, leve, irônica e obscura. Essas duas faces, essas duas personagens aparecem no cartaz lado a lado, o ombro de um praticamente continua, se encaixa no do outro, quase formando uma mesma imagem, representando um mesmo caminho, uma mesma história só que com perfis e personalidades completamente distintas e sempre possuindo um lado sombrio entre eles.

A escolha do lado em que cada um se posiciona também está correta, deixando B. Pitt no lado esquerdo do cartaz que, com isso, tem sua imagem enviada subliminarmente para o lado direito do cérebro responsável pela comunicação visual, mais emocional, enquanto E. Norton é percebido pelo olho direito que é transmitido para o lado esquerdo do cérebro, responsável pela comunicação mais lógica e racional. Isso reflete exatamente a personalidade de cada um no filme.
O fato de cada imagem estar fechada dentro de um retângulo onde o fundo é um muro, um paredão, reforça a idéia do filme que “Fight Club” é um clube fechado onde a regra principal é nunca falar sobre sua existência.

O texto em laranja é responsável por uma pitada de comicidade e despojamento no cartaz, (que também existe em momentos do filme), já que essa cor possui uma associação psicológica e afetiva com juventude, alegria, comédia.

O posicionamento do texto também está de acordo com a mensagem a ser transmitida. Tanto em uma leitura diagonal como vertical. Os créditos dos atores poderiam ocupar um espaço onde cada nome estivesse exatamente embaixo de sua imagem, mas o nome de E. Norton invade um pedaço de B. Pitt. Não é por acaso que a única personagem feminina, Helena Bonham Carter está abaixo de E. Norton. Agora, porque E. Norton invade a imagem de B. Pitt e porque Helena Carter ocupa apenas o espaço de E.Norton cabe a você perceber quando for ver o filme ou, se já viu, terminar de fazer essa associação.

A leitura vertical do cartaz também indica algumas possibilidades e “segredos” do filme.

Por que a escuridão e o dano, “mischief”, estão acima de B. Pitt? (observe que o ponto depois da palavra fica exatamente entre as imagens) Por que a dualidade “mayhem” e o sabão, escrito “soap” e em imagem estão acima de E. Norton?

O que o sabão faz com E. Norton e que relação esse dano, causa, efeito, bem ou mal tem como B. Pitt? (em uma leitura diagonal)? Cabe a você responder a essas questões e tentar perceber os subliminares existentes no filme que reforçam toda essa mensagem já criada em seu cartaz.

Se vale uma dica para quem ainda não viu, Clube da Luta é um ótimo filme que não deve ser passado despercebido pelos amantes do cinema. Descubra, perceba todas as mensagens e entre para esse Clube.